Grupo de Apoio aos portadores de Hepatite C Manaus - AM

 

A Biópsia

1 - O QUE É UMA BIÓPSIA DE FÍGADO?

Biopsia de fígado é um procedimento utilizado para se retirar uma pequena porção de tecido hepático que será examinado sob microscópio e identificara as causas ou o estagio da doença hepática.

2. QUAIS SÃO OS DIFERENTES MÉTODOS QUE SE UTILIZAM PARA A BIOPSIA DO FÍGADO?

O método mais comum e a retirada de uma amostra do tecido através de uma agulha que e inserida por uma fração de segundo, na área determinada. Isto pode ser feito num hospital e o paciente mandado para casa após três a seis horas, se não houverem complicações. O medico determina a melhor posição, profundidade e localização da punção, através de exame físico ou ultra-sonografia. A pele e a região sob a pele serão anestesiadas, uma agulha penetrara rapidamente na área determinada. A metade dos indivíduos não sentem dor após o procedimento, enquanto a outra metade pode sentir leve dor localizada que pode se estender ate o ombro direito. Pequena dificuldade em respirar fundo por alguns momentos, também e comum.

Outra técnica comum para biopsia do fígado e através de ultra-som guiado, onde a agulha será inserida através do abdômen ou peito usando varias imagens. Esta técnica e usada quando se tem a presença de tumores localizados identificados através do ultra-som ou tomografia computadorizada (TC). Através da imagem será possível localizar o tumor e guiar a agulha na área especifica através do abdômen ou peito. Apos este procedimento, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia, se não houver complicações.

Outros procedimentos utilizados, porem não muito comuns, são: laparoscopia, o transvenal ou transjugular e a biopsia cirúrgica. Com a laparoscopia, um instrumento iluminado e estreito e inserido através de uma pequena incisão na parede abdominal. Os órgãos internos são afastados com gás introduzido no abdômen. Os instrumentos podem então passar por este caminho iluminado ou através de uma segunda incisão para se obter diversas amostras de tecido hepático em áreas diferentes do fígado. Os pacientes que fazem este procedimento podem deixar o hospital algumas horas mais tarde.

A técnica transvenal ou transjugular devem ser aplicadas por um radiologista em circunstancias especiais, por exemplo, quando o paciente apresenta um problema grave de coagulação (coagulopatia) ou quando tiver um a grande quantidade de liquido presente no abdômen(ascites).

Com este procedimento, um pequeno tubo e inserido na veia jugular no pescoço que e radiologicamente guiado ate a veia hepática, que drena o fígado. Uma de abdômen aberto, o que possibilitaria que o cirurgião inspecionasse o fígado e pequena agulha e então inserida através deste tubo e dirigida ate o fígado para se obter uma amostra do tecido.

Por ultimo, a biopsia pode ser feita quando o paciente estiver passando por cirurgia retirasse uma ou mais amostras, se necessário.

3. QUANDO A BIOPSIA SE FAZ NECESSÁRIA?

A biópsia do fígado e muito utilizada para diagnosticar a causa da doença crônica do fígado, que se identifica no resultado elevado das enzimas hepáticas ou fígado aumentado. E também utilizada para diagnosticar tumores no fígado identificados através de imagens. Em muitos casos, tem-se suspeita de doença hepática por causa especifica , baseada nos exames de sangue. Mas a biopsia confirma o diagnostico assim como determina o volume de danos causados no fígado. A biopsia do fígado e também utilizada apos transplantes para determinar a causa de exames elevados e determinar se existe rejeição do órgão transplantado.

4. QUAIS SÃO OS PERIGOS DA BIOPSIA DO FÍGADO?

O risco mais comum seria o sangramento no local onde a agulha foi inserida, apesar de que isso ocorre em menos de 1% dos pacientes. Outra complicação possível seria o punção de outros órgãos como o rim, o pulmão ou o colon. Também pode ocorrer um erro de localização e se fazer a biopsia da vesícula invés do fígado, o que pode causar vazamento da biles dentro da cavidade abdominal, causando peritonites. Felizmente o risco de morte por biopsia de fígado e extremamente baixo, entre 0.1 e 0.01%.

5. EXISTEM ALTERNATIVAS PARA A BIOPSIA DO FÍGADO?

A primeira alternativa da biopsia do fígado e fazer o diagnostico de uma doença hepática baseada no exame físico do paciente, histórico medico e exames de sangue. Em alguns casos, exames de sangue são bastante acurados e dão ao medico profissional o diagnostico de doença hepática crônica, enquanto que em outras circunstancias, a biopsia se faz necessária para um diagnostico mais determinante.

6. É NECESSÁRIO SE REPETIR AS BIOPSIAS DO FÍGADO?

Na maior parte dos casos, a biopsia e feita somente uma vez para confirmar a suspeita do diagnostico de doença hepática crônica. Ocasionalmente, e repetida se houverem mudanças de condições clinicas, ou para verificar se o terapia utilizada esta surtindo os efeitos desejados, tais como o Interferon , Rebetron e Prednisone para hepatite auto imune e hepatite crônica viral.  Pacientes que se submeteram a transplante de fígado requerem varias biópsias nas semanas seguintes ao transplante para possibilitar um diagnostico real sobre problemas que podem ocorrer, ou rejeição do órgão transplantado.

[Topo da Página]

Copyright © 2002 Sagraphics